8 de fevereiro de 2014

# conforto para dias frios


A segunda receita é um clássico para aqueles sábados frios em que apetece algo saboroso para aconchegar. Já há muito que queria experimentar fazer pão, e como não tenho máquina é tudo manual, e quando vi num blog a receita decidi que o Pão com Chouriço tinha efetivamente de constar da lista. 



Ingredientes: 

- 800g de farinha (uso para tudo a branca de neve fina para bolos)
- 1 colher de chá de sal 
-+/- 560 mL de água (a contar com a usada no fermento)
- 2 pacotes (15g cada) de fermento de padeiro
- 1 chouriço de porco preto
- açucar q.b. 

Modo de preparação:

- Preparar o fermento: numa taça juntar por cada pacote de fermento (15g), 3 colheres de sopa de água e 1 colher de café de açucar . Mexer bem e deixar repousar por 15 minutos.
- Pôr a farinha mais o sal e juntar a preparação do fermento.Mexer, acrescentar a água e voltar a mexer até se obter uma massa moldável e homogénea, do tipo de pão. Dica: em vez de fazer no balcão eu uso uma bacia grande e só quando a massa está moldável é que retiro para mexer numa superfície enfarinhada)
- Esticar a masa com um rolo numa superfície enfarinhada
- cortar o chouriço em fatias e dispor no 'retângulo' estendido.
- enrolar o pão com cuidado, cortar em partes e com os dedos fechar as pontas de cada pão.
- Deixar levedar já no tabuleiro (com papel mateiga por baixo) por 40 minutos, tendo o cuidado de deixar bastante espaço entre cada um para dar para triplicarem de tamanho enquanto levedam.
- Levar ao foro a cozer 30 minutos +/- a 180º (no meu caso como é fogão de lenha demorou 20/25 minutos).






Balanço final: Em sabor estavam excelentes, mas ficaram enormes e com isso tinha muitas partes sem chouriço. A minha dica para a próxima é fazer mais pães. O rolo tinah cerca de 60 cm de cumprimento e a grossura de um punho fechado e ao cortar, fiz pães de cerca de 15 cm cada, sendo que depois de levedarem ficaram enormes. Na poxima o melhor e amassar o rolo de forma a ficar mais fino e mais longo e cortar pães mais pequenos. Também seria conviniente para esta quantidade colocar dois chouriços. A última dica é para separarem mesmo bem os pães no tabuleiros (os meus depois de levedar ficaram quase colados num pão só gigante).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...